domingo, 17 de janeiro de 2010

Premonição 4

Déjà vu.

O que as pessoas esperam de Premonição 4? Ou como gostariam que o filme fosse? Eu imaginava exatamente como ele seria (provavelmente vocês também) e, bem, o filme correspondeu às minhas expectativas.

O cenário já foi um avião, uma rodovia, uma montanha-russa e, agora, um autódromo. Carros em alta velocidade, tábuas podres, paredes rachadas, parafusos frouxos, óleo derramado... Bastam alguns desses elementos para acontecer uma série de mortes em seqüência, uma verdadeira catástrofe. Mas o jovem Nick (Bobby Campo) tem uma premonição. Prevê o que acontecerá e evita sua morte e de seus amigos ao escapar com eles para longe do autódromo. Porém, a Morte não é facilmente enganada. Persegue os sobreviventes um a um, na ordem em que cada um deles morreria originalmente, para concluir sua tarefa interrompida. Resta a eles entender a estratégia da Morte e tentar lhe passar a perna mais uma vez através de planos nem sempre bem sucedidos.

Sim, você já viu este filme. Exceto por alguns pequenos detalhes discrepantes, como, claro, uma nova gama de mortes, cada vez mais grotescas e explícitas. Elenco carismático, aqui, está em falta. Bobby Campo, o ator principal, é completamente inexpressivo e transparece extrema afetação na tentativa de uma interpretação mais intensa. Os melhores desempenhos, por incrível que pareça, são dos atores que formam o casal coadjuvante, antipático, mas que diverte com seus comentários tolos.



A Morte persegue sua vítima em um lava-a-jato.


A comédia, aliás, é o ponto forte do filme. Felizmente, é mantido o bom humor da série que se auto-parodia desde o segundo exemplar. Os momentos cômicos aliviam um roteiro que, de tão vazio, é incômodo, e torna inevitável a sensação de que estamos sendo enganados, assistindo sempre ao retrocesso de um mesmo filme.

Contudo, o título original traz um discreto, mas perceptível “the” no início, parecendo tratar-se do filme definitivo, o encerramento da franquia – seria esta, finalmente, “a” premonição? Isso é reforçado com um final sarcástico e pessimista, como se declarasse que foram necessários quatro exemplares para descobrir que, não, não é possível escapar da Morte. O ápice de Premonição 4 vai mais além na questão de estarmos sempre expostos ao risco da morte, sugerindo que uma ameaça real pode facilmente estar em uma sala de cinema. Lembrou-me da teoria de que o cinema de terror atrairia as pessoas por proporcionar a adrenalina de uma situação de risco, mas, ao mesmo tempo, os espectadores teriam a consciência de que estão protegidos. Bem, talvez não estejamos tão protegidos assim.

Na minha opinião, seria bem-vindo um retorno da série com uma nova abordagem ou até novas regras. Poderia ser uma surpresa positiva. Mas, o que espera o público de um filme como este? Talvez sinta-se mais seguro sabendo o que esperar e tendo suas expectativas correspondidas.

6 comentários:

  1. Gosto muito das partes 2 e 3 dessa franquia, mas não muito do primeiro filme, justamente por causa do humor. Acho que a força do filme é a capacidade de apresentar personagens interessantes (pouco antes de matá-los cruelmente, claro), o que geralmente não temos nos filmes slasher. Eu não acho que a série precisasse evoluir, melhorar ou criar novas regras. Acho que foram espertos em colocar um "destino final" na franquia. Não vi o filme ainda, mas se for divertido, fico satisfeito. Ah, acho que só faltou dizer se o filme é em 3-D. Eu ainda não vi nada em 3-D no cinema, nem tenho tanto interesse assim em ver, mas todo mundo diz que a coisa é tão espetacular que fico curioso em saber o que inventaram dessa vez!

    ResponderExcluir
  2. Eu ia comentar que o tempo todo tem coisas sendo atiradas na tela, mas eu vi o filme em 2D mesmo. Sobre um novo filme com novas regras, eu pensei que poderia ser uma alternativa, pois esse formato atual realmente esgotou. Diverte, mas é constrangedor perceber como NADA foi acrescentado. Pelo contrário, só ficou mais vazio.

    ResponderExcluir
  3. É uma pena. Fico desanimado em saber disso, mas com certeza acabarei vendo esse filme, mais cedo ou mais tarde!

    ResponderExcluir
  4. Talvez a franquia esteja já gasta, mas como sendo do mesmo diretor do ótimo segundo filme, pode ser que eu goste. E acho que a cópia em 3D vai demorar a chegar por aqui, por causa de AVATAR.

    ResponderExcluir
  5. Achei todos os atores inexpressivos e esse filme é certamente o mais chato da franquia! Pra curtir isso tem que assistir com a expectativa muito baixa, acho que nem assim...Realmente não vale o ingresso!

    ResponderExcluir
  6. fimele ridiculo foi o pior dos 4.esperava mais oq adianda tentar mudar o um pouco a cara do filme. o filme ficou podre peto do 123

    ResponderExcluir