sexta-feira, 9 de julho de 2010

Noite de abertura do VI Fantaspoa: “É Preciso Amar a Morte”

Aconteceu na noite de sexta-feira (02), no Cine Bancários, a sessão de abertura do VI Fantaspoa. Bastante disputada, com lotação total da sala e pessoas sentadas nos degraus, a sessão apresentou É Preciso Amar a Morte (2009), produção alemã integrante da mostra competitiva deste ano.

O filme é uma mistura de dois gêneros aparentemente discrepantes: horror extremo e comédia, mais especificamente, comédia romântica. Seu protagonista é um músico de estúdio frustrado com suas desventuras amorosas que organiza com um grupo, numa casa de campo afastada, um suicídio coletivo. Porém, os outros membros do grupo acabam prendendo-o e submetendo-o a seguidas sessões de tortura. Paralelamente, em flashbacks, é mostrada a última empreitada amorosa do protagonista.

É Preciso Amar a Morte divide em duas espécies de segmentos os trechos de cunho horrífico e os momentos românticos, enquanto a comédia é presente em ambos. Essa segmentação raramente funciona, fazendo com que os personagens e subtramas de um pareçam estranhos à narrativa do outro. Uma reflexão interessante, no entanto, é proposta em relação aos filmes “torture porn”; subgênero que, para muitos, já atingiu o seu limite de violência. Esse aspecto é inserido através dos algozes do protagonista, que filmam em forma de espetáculo para os espectadores do cinema suas vítimas sendo torturadas, algo semelhante ao polêmico Violência Gratuita (1997), mas utilizam do humor como elemento apaziguador.



Depois da sessão, os espectadores puderam conversar com o diretor, Andreas Schaap, que falou sobre as inspirações e influências para o seu primeiro longa-metragem, É Preciso Amar a Morte, que a despeito de eventuais falhas e inconsistências, é um impressionante trabalho de conclusão de curso de cinema, com acabamento profissional; e respondeu perguntas referentes à parte técnica do filme, à produção e ao conteúdo.

Beatriz Saldanha
Para o blog do Fantaspoa

Errr... Tem algum leitor aí?

Bem, finalmente, depois do turbilhão de final de semestre, posso voltar a escrever. Estou em Porto Alegre para a sexta edição do Fantaspoa, um dos maiores festivais de cinema fantástico da América Latina. Julho é, sem dúvida, a época mais divertida do ano! Além de desfrutar das minhas almejadas férias, posso fazê-lo assistindo cerca de 40 filmes aqui em Porto Alegre, a capital mais simpática do país! Estão por aqui ninguém menos que Carlos Primati, Laura Cánepa, Leandro Caraça, Carlos Thomaz Albornoz, Felipe M. Guerra, Blob, Marcelo Severo, Cristian Verardi... Só gente boa! Eu fui convidada para ser jurada dos filmes de animação, então já podem imaginar o quanto tenho me divertido. Além disso, tenho feito a cobertura do evento, juntamente do Carlos Primati, para o blog oficial. Vou colocar aqui os textos que tenho escrito para lá. Quem sabe, ao final do festival, eu continue a falar sobre Fear Itself: Antologia do Medo e este blog ganhe uns textos exclusivos?